domingo, 25 de setembro de 2011

[Analisando e Decifrando] Música: Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar - Legião Urbana

(Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar - Legião Urbana)


Se fiquei esperando meu amor passar
(Ainda está amando, mas por algum motivo ele quer parar de amar tal pessoa)

Já me basta que então, eu não sabia
Amar
e me via perdido e vivendo em erro
Sem querer me machucar de novo
Por culpa do amor 
 (Sempre amava a pessoa errada?)
( O amor o fez sofrer)

Mas você e eu podemos namorar.
E era simples: ficamos fortes.
Quando se aprende a amar
O mundo passa a ser seu
Quando se aprende a amar
O mundo passa a ser seu


Sei rimar romã com travesseiro


(Os judeus de origem ocidental tinham o costume de colocar sementes de romã em baixo do travesseiro na passagem do ano novo para atrair sorte, saúde e dinheiro no próximo ano.)
( Sabe ou tem desejo de harmonizar romã com travesseiro para atrair sorte; uma nação poderosa, soberana, com sentimento elevados; uma nação onde haja respeito; e descanso. Atrair coisas boas.)
  
Quero a minha nação soberana
Com espaço, nobreza e descanso.

(Em Portugal a romã é usada em dia de Reis.
A romã é vista pelos gregos como símbolo do amor, da ordem e da riqueza.)

Se fiquei esperando meu amor passar
Já me basta que estava então longe de sereno

(Inquietude por ainda amar)

E fiquei tanto tempo duvidando de mim
Por fazer amor fazer sentido.
Começo a ficar livre
Espero. Acho que sim.


De olhos fechados não me vejo e,
Você sorriu pra mim

(Me vejo em você, e sinto que ainda gostas de mim?)

"Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo,
Tende piedade de nós.

Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo,
Tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo,
Dai-nos a paz."



(Ps.: Tentei decifrar a letra no meu ponto de vista)

3 comentários:

  1. Interessante, as musicas do R. Russo me remetem a minha adolescência, bons e maus momentos, uma época que não volta mais! Analisando a letra acho que poderia ser assim:

    "Se fiquei esperando o meu amor passar, já me basta que então eu não sabia amar..." (Se fiquei esperando o meu amor, ou seja, antigo amor acabar, é por que simplesmente eu não sabia amar);
    "E me via perdido e vivendo em erros, sem querer me machucar de novo por culpa do amor..." (e errava as vezes por querer evitar a dor que o amor sempre causava);
    "Mas você e eu podemos namorar, era simples, ficamos fortes, quando se aprende a amar, o mundo passa a ser seu..." (Mas você, meu novo amor, podemos namorar, e descobrimos que era simples e ficamos fortes porque quando se aprende amar, você fica mais confiante);
    Daí em diante acho que tens razão, trata-se de alguns costumes e particularidades que o Renato aborda, esta canção é uma das minha preferidas, tem um quê de romantismo, politica e esperança, estilo Legião...

    ResponderExcluir
  2. Essa canção é enigmática, mas nem tanto. Claramente posso sentir que Renato escreve sobre seus anseios e descobertas das questões homossexuais.

    “Se fiquei esperando o meu amor passar já me basta que então eu não sabia amar”. Ele dava murro em ponta de faca ficando com alguma garota mas sentia desejo pelos garotos. Quando era amor, era por garotos.

    “E me via perdido e me vendo em erro sem querer me machucar de novo por culpa do amor”. Ele estava sempre perdido e errando por não aceitar aquilo que sentia de fato, e se machucava por conta. E quando ele admite: “Mas você é eu podemos namorar. E era simples, ficamos fortes”. Porque, quando quem se gosta de verdade (hétero, homo) fica junto, fica forte, pois “quando se aprende a amar, o mundo passa a ser seu”.

    A parte da romã achei muito interessante a sua colocação, sempre foi mistério pra mim.

    “Quero minha nação soberana com espaço, nobreza e descanso”. Ele poderia, claramente, já estar mencionado a comunidade LGBTQIA+ que, nessa época, nem existia com toda essa sigla. Ele, certamente, já desejava menos preconceito e paz aos homossexuais que já eram perseguidos. Sempre foram. Então ele podia desejar espaço, nobreza e descanso à nação dele.

    “De olhos fechados não me vejo”. Ele não se conhece por completo internamente, ainda.
    “E você sorriu pra mim”. Sim, aquele que ele achava ser uma mera impressão de paquera sorriu pra ele, não era somente impressão!

    “Já me basta que estava então longe de sereno”. Não estava com a cabeça no lugar devidos às dúvidas e às negações que a vida impõe, mesmo nós já sabendo o que queremos sofremos pressão familiar e com ele não foi diferente.

    “E fiquei tanto tempo duvidando de mim por fazer amor fazer sentido”. Ele duvidava do que ele sentia: se era amor, desejo, se ele era gay, de fato, porque aquilo que ele sentia era amor e passou a fazer sentido. Então ele escreve: “começo a ficar livre”…. E depois vem a parte que escrevi acima.

    Quando ele termina com versos bíblicos é porque se trata de um álbum de contexto religioso, todos nós que já lemos o encarte sabemos bem que ele leu várias doutrinas. Ele lia bastante a Bíblia. E finaliza com essa música, com esses versos, pedindo piedade e paz porque sim, todos podem pedir piedade paz. Tinha um quadro na casa dele: Gay e Catolico, em inglês.

    Ficou lindo!

    (Meu ponto de vista sobre a canção como fã e como homossexual que cresceu e se descobriu ao longo dos anos ouvindo os versos dessa canção)

    ResponderExcluir
  3. Acho essa letra linda e cheia de licença poética. Não poderia ser diferente.
    Identifico-me com vários trechos. "Se fiquei esperando meu amor passar" . Vamos a luta, não espere; vá em busca. Tire a venda... Enfim, cordeiro de Deus ... De-nos a paz.

    ResponderExcluir